Faz hoje exactamente 50 anos desde aquela que é provavelmente a data mais marcante, importante e fantástica da história do Sport Lisboa e Benfica.
Estávamos a 31 de Maio de 1963 e o Benfica venceu o Barcelona por 3-2, naquela que foi uma das melhores finais Europeias de sempre, com 5 golos e 4 bolas ao ferro. Representou não só um feito histórico para o Benfica, como também para a história do futebol português e para Portugal, que via assim o primeiro clube português a sagrar-se Campeão Europeu. Um clube que tinha jogadores ENORMES, que jogavam com uma raça, querer e ambição e um amor à camisola inacreditáveis!
O "milagre" de Mário João, lateral direito do Benfica campeão Europeu de '61. |
Se o Benfica já era respeitado e considerado o melhor clube português e um dos melhores da Europa, a conquista do troféu foi a confirmação disso mesmo. O Benfica fez correr tinta por todo o Mundo e nada apagará tal feito!
O Benfica é hoje um clube respeitado e reconhecido em todo o mundo e, se pensarmos um pouco, não será certamente pelos feitos mais recentes. Gostaria de um dia sentir isto. Esta mística, esta sensação.
Recomendo que leiam este excelente artigo do Mauro Beting, que analisa o jogo de forma pormenorizada, incluindo a arbitragem e a equipa adversária.
OBRIGADO BENFICA!
Sem comentários:
Enviar um comentário