segunda-feira, 30 de maio de 2011

2010/2011 - Uma época mal planeada

É oficial: a época 2010/2011 chegou ao fim. Com ela chegou a altura de reflectir e pensar no que falhou. Vindo de um ano em que a nível desportivo brilhamos, com sucessivas goleadas e com um futebol mágico (um caudal ofensivo demolidor, uma defesa bastante sólida e um plantel forte e equilibrado), ninguém esperava uma época desastrosa como a que acaba de findar.

Na minha opinião, a escassez de títulos não foi o que mais me desiludiu. Não. O que mais me chateou foi ver a falta de garra, querer e ambição que alguns jogadores apresentaram em campo. A falta de vontade em honrar a camisola que vestem. É claro, há excepções. Mas poucas. O que faz desta época uma época triste, sem aquele brilhantismo a que Jesus nos habituou na época transacta. Por tudo isto e muito mais, podemos tirar algumas conclusões:


1º Excesso de confiança - Viemos de uma época excelente, em que vencemos vários títulos e de forma categórica. Euforia total. Perfeitamente compreensível. Eu próprio fiquei eufórico durante dias e dias. Motivo para esquecer que havia uma época para preparar? Para esquecermos que os nossos adversários iriam preparar a nova temporada de forma a que não cometessem os mesmos erros que cometeram? Entramos na nova temporada com uma falta de humildade e respeito pelo adversário avassaladora.


2º Alguns jogadores não merecem vestir o manto sagrado - Não basta ser bom jogador, ter uns bons pés ou um cabeceamento mortífero. É preciso ter algo que cada vez menos vemos nos nossos jogadores: espírito e alma benfiquista.


Fernandez - El Fantasma

3º Uma politica de contratações/venda errada - Já se sabe. Clubes portugueses têm enorme dificuldade em segurar as suas pérolas. É inevitável, tem que existir fonte de rendimento. Os nossos principais activos da época 2009/2010, Di Maria, Ramirez e David Luiz, fora imediatamente abordados, reflexo da excelente época com que nos presentearam. A preocupação imediata da SAD Benfiquista era, naturalmente, arranjar substitutos à altura, que garantissem um rendimento idêntico. Falhamos. Iniciamos a época sem substituto a Ramirez e Di Maria (o Gaitán veio a revelar-se um excelente jogador, mas está a jogar adaptado).

José Luis Fernandez. Diz-vos alguma coisa? Para os mais desatentos é perfeitamente normal, pois trata-se de um jogador mistério. Foi comprado no mercado de Inverno e actuou menos de 90 minutos. Ok, tudo bem, pode ser um jogador para o futuro... Mas numa altura em que estávamos necessitados de jogadores que nos permitissem lutar pelo titulo (algo que não tínhamos) porquê contratar um jogador para nem no banco se sentar?



Roberto - Uma dor de cabeça

4º Roberto - Infelizmente vou ter de tocar neste assunto novamente. Epá, porra, o que é que posso dizer? Um excelente guarda redes entre os postes, que faz defesas do outro mundo. Um guarda redes de equipa amadora (e mesmo assim...) quando sai da baliza, dando daqueles frangos de qualidade groumet, daqueles com penas e tudo. É um guarda redes que se melhorar nesse aspecto pode vir a ser dos melhores do mundo. Mas entretanto não nos podemos sujeitar a ter um guarda redes tão inconstante na nossa baliza. Não o vendam (lembram-se do que aconteceu com o grande Butt?), mas emprestem-no a um clube em que jogue e cresça.


Vieira com F. Gomes e Cotonete


5º Arbitragens - Sim, temos culpa. Quem é que apoiou o Fernando Gomes? Quem é que se cala, jogo após jogo, arbitragem de merda atrás de arbitragem de merda, sem nunca dar um murro na mesa, lutar por mudar a situação? Arbitragens vergonhosas, penaltis por assinalar, foras de jogo inexistentes... Tudo isto e muito mais, aliado ao facto de que o Porto foi constantemente beneficiado por os árbitros do sistema.






6º Assobios e Maricas - O grupo de "adeptos" (sim, entre aspas) que vai aos estádios fazer apenas porcaria, assobiar a equipa sempre que toca na bola, insultar o treinador e o presidente porque não gostam, não querem, não consentem é deprimente e demonstra um benfiquismo anedótico. Podem bem ficar em casa, pois só servem para criar desunião e desordem.


7º Direcção sem rumo - Temos uma direcção sem rumo. É verdade. A estrutura da nossa SAD é fraca e parece que vai ruir a qualquer momento. A verdade é que não temos uma comunicação decente, uma politica de comunicação correcta e eficaz e um presidente que ofereça confiança, certezas e acima de tudo resultados aos adeptos. Por muito que me custe a admitir, a corrupta SAD dos azuis é um exemplo. É verdade que são corruptos, que são isto e aquilo, mas é inegável que os resultados estão à vista, com mais uma época com 4 títulos conquistados e a possibilidade de ganhar mais 1. Precisamos, ao exemplo da SAD dos azuis, de uma estrutura forte, que ofereça certezas e confiança aos adeptos. E de alguém que diga umas graçinhas e utilize a ironia, qual Pintas. É a verdade, por muito que nos custe. Falta-nos firmeza e garra. E precisamos de um Rui Costa mais activo a nível de contratações e balneário.


Mais tarde apresentarei as minhas soluções para cada um destes tópicos e ainda outros que não mencionei ou por esquecimento ou porque não acho que sejam importantes e substanciais. Precisamos de crescer. Ganhar humildade e confiança no nosso treinador. A nível desportivo é necessário prepararmo-nos 200% para a próxima época, para que humilhações como as que sofremos não se voltem a repetir.



Lutar para melhorar. Gritar e apoiar o maior clube do Mundo!
Como uma família. A família benfiquista.


FORÇA BENFICA!

1 comentário:

  1. Não podia concordar mais contigo... esta época realmente foi muito má para o nosso clube!!!
    E tendo em conta esses factores, tem que haver um rumo de mudança para o ano sermos campeões :D

    Benfica te amo!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...