terça-feira, 14 de junho de 2011

A época que se aproxima


Está aí à porta a nova época. São muitas ainda as incertezas quanto a quem permanece e a quem vai entrar. Eu não confio nos jornais e nos seus rumores, mas gosto de estar atento, não vá dar-se o caso de eles até acertarem (em 50 nomes acertam quê, 1?).

Até agora temos isto:

Permanências no plantel:

Moreira, Júlio César, RobertoMaxi Pereira, Luisão, Jardel, Roderick Miranda, Fábio Coentrão, Carole, César Peixoto, Javi Garcia, Rubén Amorim, Carlos Martins, Aimar, Fernandez, Felipe Menezes, Gaitán, Saviola, Jara, Weldon, Cardozo, Alan Kardec.

Entradas:

Artur, Oblak, André Almeida, Wass, Shaffer, Nuno Coelho, Matic, Bruno César, Urreta, Miguel Rosa, David Simão, Nolito, Rodrigo, Nélson Oliveira, Rodrigo Mora, Uche e Enzo Pérez.

Saídas:

Luis Filipe, Sidnei, Nuno Gomes, Salvio e Airton.


Pronto, aqui está o ponto de situação deste defeso até agora. Acima estão nomes oficiais, confirmados à CMVM, pelos empresários ou pelos próprios jogadores. Vamos depreender que são reais.

Temos, portanto, um plantel com 40 jogadores, mais coisa menos coisa. É necessário arrumar a casa. Sublinhados estão os nomes que para mim são os mais preocupantes e urgentes resolver. Vou fazer uma pequena análise de cada um deles.

Júlio César - Acho-o um guarda redes que não compromete. Tem umas saídas em falso que assustam, mas o trabalho dentro de postes é soberbo. Não percebo porque é que o querem despachar. Quando é chamado, cumpre e com qualidade. Tirando o jogo do ano passado com o Liverpool (em que a defesa estava um caos, o que não ajuda), não vejo mais nenhum jogo em que comprometeu dessa forma. Por mim fica.

Roberto - Sim, vamos voltar a falar do Roberto. Para mim é um bom guarda redes, com enorme potencial. É dos melhores da Europa entre os postes. Mas tem um enorme problema. Nas situações em que se exige maior excelência, compromete e dá enormes frangos. Isto vai lá com empenho e com o tempo. Aquelas saídas dos postes são resultado de falta de treino. Mas enquanto ele aprende, não podemos tê-lo na baliza. Não podemos ter um guarda redes que falhe nas situações de maior pressão. Não podemos. Por mim não o devemos vender. Emprestar sim, mas vender nunca. É isso. Emprestem o Roberto.

Roderick - É o S. Sebastião do Benfica. É a jovem esperança, num futuro próximo. Mas acho-o frágil e ainda não tem um sentido de posicionamento ideal para uma equipa onde só devem constar os melhores. Penso que devia rodar num clube como o Paços de Ferreira porque se ficar no Benfica está completamente tapado por melhores centrais, com mais experiência, o que, na idade de um jovem jogador como Roderick, só prejudica a sua evolução. Ele precisa de jogar.

Coentrão - Não há muito a dizer aqui. Já toda a gente o sabe: o Coentrão vai sair do Benfica, provavelmente para o Real Madrid. O próprio jogador já o veio dizer a publico imensas vezes e parece que temos de respeitar a decisão. Pronto Fábio, que sejas muito feliz. Mas ou muito me engano, mas a grande admiração que os benfiquistas tinham por ti perdeu-se... A ver vamos.

Peixoto - Embirram muito com o Peixoto, mas sempre o achei um jogador muito útil, principalmente numa altura em que estávamos carênciados de jogadores em várias posições que o Peixoto podia colmatar. Sem brilho, sem fintas de levantar um estádio, sem golos de outro mundo, mas com eficácia e sem comprometer muito. Não é um jogador para um clube com ambições como as que temos. Mas é útil e à falta de melhor...

Fernandez - "El Fantasma". Jogou quê? 90 minutos? Inexplicável como numa altura em que estávamos precisados de jogadores para nos ajudarem a lutar pelo título, fomos buscar um jogador para se sentar no banco. Será falta de qualidade? Será embirração? Mau comportamento e atitude? Acho que deveria haver uma explicação para isto, não?

Felipe Menezes - Quando veio pensei para mim: está aí craque! Afinal estava aí um gajo molengão, que ia para o campo pastar, sem vontade de jogar. Acho que tem muitas qualidades, mas sem esforço e vontade é impossível mostra-las. Por mim sai de vez. Com muita pena minha, que quando chegou vi um jogador em tudo parecido com o Káka. Desilusão.

Weldon - Parece que está de saída para o Cluj. O Weldon é um jogador que me surpreendeu pela positiva. Tem muita garra e vontade, marca alguns golos (alguns decisivos, como os da Naval no ano passado) e é um excelente profissional. Meses inteiros sentado no banco e nem um ai. Outro já tinha vindo à imprensa falar mal deste ou daquele. O Weldon não. 

Kardec - Azelha. Tem um cabeceamento 10x melhor que os 2 pés juntos. De pés é 0. De cabeça é 20. Mas como um avançado tem de saber usar os pés, por mim o Kardec sai, nem que apenas emprestado por uns tempos, a ver se melhora.

Nuno Gomes - Vejam aqui.

Salvio - A vinda o Enzo Perez parece ser o acto de despedida. É um grande grande jogador, com uma margem de evolução incrível. Mas 15 milhões é muito. Atenção, ainda não é oficial que o Benfica desistiu do Salvio. Por valores inferiores, porque não?

Pois é. Ainda está tudo muito nublado. Neste momento temos 43262 jogadores (ou mais) e não há folha salarial que consiga suportar estes números.


Mas temos de ser optimistas: as semanas vão passando e as novidades vão chegar. Temos de colmatar as eventuais saídas do Coentrão. Tratar da renovação do Maxi. Comprar um central (ou mandar vir o Miguel Vítor de volta, a minha opção favorita). Comprar um PL para colmatar a saída do Cardozo ou do Saviola, possíveis. Ainda há muito que fazer e que tratar, para que não aconteça o que aconteceu na época passada e comecemos a época sem extremos puros e sem jogadores para vingarem as saídas do Di Maria e do Ramirez.

E assim vai o defeso.

2 comentários:

  1. Espero por uma politica de mercado melhor e por uma preparação da época que se avizinhe a roçar a prefeição. De outro modo não vejo grandes hipoteses em competir com o FCP.

    Cumprimentos e continuação do excelente trabalho,

    A~

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...